quarta-feira, 19 de setembro de 2012


NORMAS PARA RESPOSTAS DE APOs e APOIs:

Atividade Presencial Obrigatória Interdisciplinar (APOI) - Esta atividade acontece na 4ª semana do módulo, no Polo, e ocorre da seguinte maneira: durante o debate interdisciplinar os professores lançam uma questão que deverá ser respondida e entregue no mesmo dia, com valor: 0,5.
Importante: A nota será válida para as 02 disciplinas do módulo apenas se o aluno fizer no mínimo uma APO da primeira disciplina e uma APO da segunda disciplina.

Atividade Presencial Obrigatória (APO) - Esta atividade acontece na 1ª e 2ª aula de cada disciplina, o aluno precisa responder, no mínimo, uma atividade em cada disciplina para poder participar da APOI (atividade descrita acima). Terá o prazo de uma semana para entregá-la.

As Atividades Presenciais Obrigatórias APO e APOI, devem seguir os padrões de respostas do EAD/Cesumar:

APO/APOI:
  • Deverão ser redigidas de forma manuscrita e legível, utilizando-se das linhas disponíveis na folha de resposta cedida pelo Polo, não serão aceitas respostas por meio de fax, xerox ou digitada/digitalizada;
  • Transcrever no cabeçalho a pergunta da respectiva Atividade e em seguida a resposta;
  • Compete ao aluno responder de acordo com o conteúdo ministrado em aula, de forma clara e objetiva;
  • Caso seja necessário o uso de fontes externas de pesquisa para responder a Atividade, fazer citação e/ou referenciar o autor, mesmo que seja de livro da instituição. Segue exemplos de citações retiradas do Manual de Normas e Pesquisas do Cesumar*;
  • Atividades com plágios ou cópia de outro acadêmico, serão zeradas de ambas as partes;

APOI:

  • Deve ser respondida e entregue no Polo na mesma data da aula Interdisciplinar;
  • Deverá constar impresso o Nome do Acadêmico, R.A, Curso, Disciplinas 01 e 02, Polo, data e código de Barras.

CITAÇÕES
Citação é a “menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte. Pode ser uma transcrição ou paráfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral” (LOUREIRO; CAMPOS, 1999, p. 31).
Nas citações que constarem no corpo do parágrafo, os sobrenomes dos autores deverão figurar com a primeira letra maiúscula. Quando estas estiverem após o parágrafo, devem estar com todas as letras maiúsculas.
Exemplos:
De acordo com Lakatos e Marconi (1991, p. 76), “a ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade”.
ou
“A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade” (LAKATOS; MARCONI, 1991, p.76).

1.1 CITAÇÃO DE FONTES DA INTERNET

Para citar fontes oriundas de internet, é necessário que o acadêmico faça menção do nome do autor e ano da publicação no início do parágrafo e ao final do texto, especifique nome completo do autor, nome da obra, data da pesquisa e endereço eletrônico.
Segundo Sá (2009), em pesquisa realizada em 2003 em São Paulo e Rio de Janeiro o cliente ao comparar produtos concorrentes, leva em conta na hora da compra, a qualidade, o atendimento e reputação da empresa, constatando que a confiança é um elemento chave no processo de decisão de escolha da marca.
Na Referência deixar especificado o site:
Ex: SÁ, Sylvia de. Satisfação não garante clientes fiéis, diz pesquisa. (Mundo do Marketing, 29/07/2009). Consultado em 13, agosto, 2009. Disponível em:http://www.mundodomarketing.com.br/16,10550,satisfacao-nao-garante-clientes-fieis-diz-pesquisa.htm

1.2 CITAÇÃO DIRETA

Citação direta é a transcrição literal, exatamente igual ao documento consultado. Deve-se citar o sobrenome do autor, seguido do ano da obra e do número da página. As citações de até três linhas devem apresentar-se no corpo do trabalho, entre aspas, não sendo utilizado o recurso tipográfico itálico ou negrito. Citações superiores a três linhas apresentam-se em parágrafo próprio, recuadas a 4 cm da margem esquerda, sem aspas. Caso haja os recursos tipográficos itálico ou negrito no original, os mesmos devem ser mantidos. O espaçamento entre as linhas deve ser simples.
Exemplos:
Para Chiavenato (1992, p. 125), “treinamento é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem”.
ou
Pasquali (1981, p. 54) afirma que
[...] a variável que tem importância especial como característica de personalidade é a auto-estima, isto é, a extensão em que o indivíduo se percebe como competente, capaz e que pode prover a satisfação de suas necessidades. 28
ou ainda
A Ginástica Rítmica Desportiva é uma modalidade esportiva estimulante e apaixonante [...] que permite exercitar todo o corpo, desenvolver vários tipos de movimentos, através da criatividade e liberdade de expressão e aplicar uma forma artística do corpo [...] e proporcionar prazer e satisfação estética (CARRARO, 1994, p.15).
Utiliza-se [...] para suprimir uma parte do texto. Não se usa (...) nem somente os três pontinhos.

1.3 CITAÇÃO INDIRETA

Citação indireta é o texto redigido pelo autor com base em ideias de outro(s) autor(es), o qual, contudo, deve traduzir fielmente o sentido do texto original.
Exemplos:
A lei não pode ser vista como algo passivo e reflexivo, mas como uma força ativa e parcialmente autônoma, a qual mediatiza as várias classes e compele os dominantes a se inclinarem às demandas dos dominados (GENOVESE, 1974).
Segundo Lima (1983), função pode dar a ideia de algo relacionado à atividade ou tarefa.
No caso de citação – direta ou indireta - de obra com até três autores, indicam-se os seus sobrenomes, na ordem em que aparecem na publicação, separados por ponto-e-vírgula se estiverem entre parênteses, e com a conjunção “e” no caso contrário.
Exemplos:
“A linha marcante que antes diferenciava as empresas virtuais dos negócios tradicionais de tijolo e concreto está desaparecendo rapidamente” (GULATI; GARINO, 2000, p. 90).
Segundo Gulati e Garino (2000, p. 99), “a integração ou segregação das marcas reflete, em grande medida, a opção pela confiança ou pela flexibilidade”. 29
Para trabalhos com mais de três autores, deve-se citar apenas o primeiro, seguido da expressão “et al.”, que significa “e outros”.
Podem-se utilizar outros canais de informação, como dados obtidos através de informação oral (anotações de aulas, palestras, debates, entrevistas), desde que se comprove de onde foi obtido o material. Neste caso, deve-se acrescentar uma nota de rodapé, personalizada e não autonumerada, na mesma página, informando ao leitor onde conseguiu a informação.

1.4 CITAÇÃO DE CITAÇÃO (APUD)

É a menção de trecho de um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho.
Exemplos:
A Ginástica Rítmica Desportiva – GRD, sistematizada no início do nosso século por Rudolf Bode, surgiu da influência de diversas personalidades que se destacaram em diferentes ramos da cultura humana [...] originaram uma transformação que caracterizou a passagem do século XIX para o século XX, tanto para a ginástica quanto para a ciência, a filosofia, literatura, arte, pintura, música, escultura, teatro e educação (RUBINSTEIN, 1980 apud MOTT, 1982, p. 63).

Nenhum comentário:

Postar um comentário